sábado, 12 de janeiro de 2013

Indicados ao Oscar 2013

A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Hollywood divulgou nesta quinta-feira a lista dos indicados ao Oscar 2013. Lincoln, de Steven Spielberg, lidera com 12 indicações. As Aventuras de Pi recebeu 11 indicações, enquanto Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida têm 8 indicações cada. A disputa da 85ª edição do Oscar está bem acirrada!


Alguns filmes que estão concorrendo ainda não estrearam no Brasil e não vão estrear até a cerimônia do Oscar, então fica mais difícil para opinar sobre eles. Porém, com alguns é possível ter uma ideia do impacto que causarão no público por diversos fatores. Resta-nos esperar que estreem aqui para conferir se a premiação (ou a não premiação) foi ou não justa. Não sei como funciona direito a “cabeça” da Academia, nunca dá para entender completamente as indicações, por isso não concordo com todas.

A cerimônia de premiação do Oscar será apresentada por Seth MacFarlane (criador de Uma Família da Pesada e American Dad) e acontecerá no dia 24 de fevereiro.

Confiram abaixo os indicados e suas respectivas categorias com meus comentários e palpites:

MELHOR FILME
A Hora mais Escura
Amor
Argo
As Aventuras de Pi
Django Livre
Indomável Sonhadora
O Lado Bom da Vida
Lincoln
Os Miseráveis

Meus favoritos são Amor, Indomável Sonhadora, O Lado Bom da Vida e Os Miseráveis. Não vi nenhum destes ainda, mas sei que vou adorar todos eles. Entretando, Lincoln é um forte candidato à estatueta por ser um filme altamente americano e o prêmio é americano, assim como A Hora mais Escura, então acredito que um deles ganhe.

MELOR DIREÇÃO
Ang Lee – As Aventuras de Pi
Benh Zeitlin – Indomável Sonhadora
David O. Russell – O Lado Bom da Vida
Michael Haneke – Amor
Steven Spielberg – Lincoln

Torço muito por Michael Haneke, porque ele é um gênio do cinema e o filme Amor parece ser lindo, mas Ang Lee fez um ótimo trabalho em As Aventuras de Pi. Será que a vez de Spielberg chega com Lincoln esse ano?

MELHOR ATOR
Bradley Cooper – O Lado Bom da Vida
Daniel Day-Lewis – Lincoln
Denzel Washington – O Voo
Hugh Jackman – Os Miseráveis
Joaquin Phoenix – O Mestre

Só pelo trailer, já dá para perceber que Daniel Day-Lewis está excelente interpretando Abraham Lincoln, então ele é o candidato mais forte, em minha opinião.

MELHOR ATRIZ
Emmanuele Riva – Amor
Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
Jessica Chastain – A Hora Mais Escura
Naomi Watts – O Impossível
Quvenzhané Wallis – Indomável Sonhadora

Achei fofa a indicação de Quvenzhané Wallis, pois ela tinha apenas 6 anos quando o filme foi gravado e ela é a atriz mais nova da história a receber a indicação.  Minha torcida fica para ela, Jennifer Lawrence e Emmanuele Riva, mas acredito que a última ganhe.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin – Argo
Christoph Waltz – Django Livre
Phillip Seymour Hoffman – O Mestre
Robert DeNiro – O Lado Bom da Vida
Tommy Lee Jones – Lincoln

Sou fã do Phillip Seymour Hoffman e, pelo trailer, já dá para ver que a atuação dele em O Mestre está ótima, como sempre. No entanto, Christoph Waltz é um ator incrível, que foi descoberto por Tarantino, que o contratou para atuar em Bastardos Inglórios. Robert DeNiro também é um ótimo e veterano ator, então é páreo duro.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams – O Mestre
Anne Hathaway – Os Miseráveis
Helen Hunt – As Sessões
Jacki Weaver – O Lado Bom da Vida
Sally Field – Lincoln

Gosto muito da Anne Hathaway e torço por ela, pois, por vários vídeos que já vi de Os Miseráveis, ela está maravilhosa. Não acho que a Helen Hunt leve a estatueta dessa vez, porque ela também atua em Hitchcok num papel de grande destaque; acho que ela deveria concorrer pelo papel neste filme, não por As Sessões.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Hora Mais Escura
Amor
Django Livre
Moonrise Kingdom
O Voo

Achei Moonrise Kingdom um filme fofíssimo com um ótimo roteiro. O roteiro de Amor deve ser ótimo também, mas como ele já vai vencer provavelmente na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, seria “dar muita moral” para um filme austríaco vencer duas categoris no Oscar, apesar dele merecer. A Hora Mais Escura talvez leve essa, por tratar justamente do talvez assunto favorito dos americanos.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Argo
As Aventuras de Pi
Indomável Sonhadora
Lincoln
O Lado Bom da Vida

Indomável Sonhadora e As Aventuras de Pi são os maiores concorrentes, na minha opinião, pela emoção que causam no públicos ao assisti-los. Torço para que um deles ganhe nesta categoria.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Amor (Austria)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
War Witch (Canadá)

Só para constar: achei o cúmulo do século o filme Intocáveis não entrar na disputa! Foi o melhor filme de 2012, em minha opinião! Por que ele não entrou? Bem, porque Holywood comprou os direitos para produzir a versão americana da história. Sendo assim, provavelmente com certeza esta versão concorrerá ao Oscar e vencerá a disputa. Americans... Por isso, estou torcendo para Amor e No.

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Detona Ralph
Frankenweenie
ParaNorman
Piratas Pirados!
Valente

Quero que Frankenweenie ganhe! É do Tim Burton, preciso dizer mais alguma coisa? *-*
O único que tem condições de competir com ele é Detona Ralph, pois achei os outros fracos para concorrer ao Oscar.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Anna Karenina
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Disputa difícil. Fico entre Os Miseráveis, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e As Aventuras de Pi.

MELHOR FOTOGRAFIA
007 – Operação Skyfall
Anna Karenina
As Aventuras de Pi
Django Livre
Lincoln

A fotografia de As Aventuras de Pi é maravilhosa, ganha disparadamente!

MELHOR MONTAGEM
A Hora Mais Escura
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida

Não sei o que opinar nesta categoria, pois só assisti a só um filme por enquanto e acho que a montagem de todos deve estar ótima.

MELHOR FIGURINO
Anna Karenina
Branca de Neve e o Caçador
Espelho, Espelho Meu
Lincoln
Os Miseráveis

Normalmente, os filmes de época que ganham esta categoria, então acredito que a disputa fique maior entre Anna Karenina e Os Miseráveis.

MELHOR MAQUIAGEM
Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Torço por Hitchcock e acredito que o filme vença na maquiagem pela caracterização perfeita de Anthony Hopkins.

MELHORES EFEITOS VISUAIS
As Aventuras de Pi
Branca de Neve e o Caçador
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Vingadores
Prometheus

As Aventuras de Pi leva facilmente a estatueta para casa nesta categoria pelos efeitos lindos, incríveis e perfeitos! São o ponto mais alto do filme! Porém, os efeitos de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada são muito bons também.

MELHOR MIXAGEM DE SOM
007 – Operação Skyfall
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
Os Miseráveis

Creio que Os Miseráveis ganhe por ser um musical e, por isso, precisar ter um som impecável, mas, como ainda não assisti, não posso saber se o som está ou não impecável. Filmes de aventura como 007 – Operação Skyfall e Argo também precisam ter um ótimo som para marcar bem as cenas. Só posso afirmar que o som de As Aventuras de Pi está ótimo, porque foi o único filme desta lista que vi até agora.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
007 – Operação Skyfall
A Hora Mais Escura
Argo
As Aventuras de Pi
Django Livre

Fico entre 007 – Operação Skyfall, Django Livre e As Aventuras de Pi. Mesmo não gostando muito dos filmes do Tarantino, tenho que admitir que o som de seus filmes costumam ser um ponto positivo aos mesmos, então acho que Django Livre pode vencer nesta categoria.

MELHOR TRILHA SONORA
007 – Operação Skyfall
Anna Karenina
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln

Acho que 007 – Operação Skyfall ganha pela belíssima música interpretada por Adele e por ter a franquia homenageada na cerimôna. Vai ser feio a franquia ganhar um tributo e o último filme da mesma não receber nenhum prêmio.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Before my time” – Chasing Ice
“Everybody needs a best friend” – Ted
“Pi’s Lullaby” – As Aventuras de Pi
“Skyfall” – 007 – Operação Skyfall
“Suddenly” – Os Miseráveis

Fiquei curiosa e ouvi todas as músicas. “Everybody needs a best friend” é bem americana, cantada por Norah Jones, no estilo Frank Sinatra. “Skyfall” é lindamente cantada por Adele e “Pi’s Lullaby” é uma bela canção indiana naquele estilo de música ambiente para acalmar. “Suddenly” é uma canção cantada por Hugh Jackman; achei meio chatinha por ser muito dramática, mas tem sua beleza. “Before my time” é uma música bem lenta com um tom triste, não curti muito. Voto por “Everybody needs a best friend” por ser bem alegre e ser de um filme que causou bastante polêmica em 2012.

MELHOR DOCUMENTÁRIO
5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man

Não conheço nenhum dos 5 documentários; inclusive, nem seus título têm tradução para o português ainda. Não posso opinar.

MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
Inocente
King’s Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption

Outra categoria que não posso opinar por nao conhecer os candidatos.

MELHOR CURTA-METRAGEM
Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry

Mais uma categoria que não consigo opinar.

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Adam Dog
Avião de Papel
Fresh Guacamole
Head Over Heels
Maggie Simpson in the Longest Daycare

O curta Avião de Papel é lindo e o único ao qual assisti, então estou torcendo por ele.

HOMENAGEM DO OSCAR


Este ano, a homenagem do Oscar será à franquia James Bond, que comemora seu aniversário de 50 anos em 2013. É justo, já que 007 é uma das franquias mais famosas do mundo desde seu primeiro filme em 1962, O Satânico Dr. No.

Operação Skyfall, o 23º e mais recente filme da franquia Bond, quebrou recentemente a barreira de US$1 bilhão de bilheteria mundial. Desta forma, a produção chegou à primeira posição entre os filmes sobre o agente 007 e à 14ª entre longas-metragem a atingir o valor. Além disso, Daniel Craig é o James Bond mais bem pago da história, garantindo mais R$ 100 milhões ao assinar contrato para viver o espião 007 nos cinemas por mais dois filmes.

Gostaram do tributo do Oscar de 2013? Quais indicados vocês acham que serão os grandes vencedores?

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...