terça-feira, 19 de junho de 2012

Movies You Must Watch #9

Oi, gente!

Finalmente estou quase livre da faculdade e de férias, com mais tempo para postar no blog e organizar muitas coisas!


O Movies You Must Watch de hoje tem como tema a vingança. Todos os filmes que mostrarei a seguir têm como protagonista uma personagem que busca vingança, cada uma com seu motivo. Se você tem estômago e/ou coração fraco, não indico estes filmes, porque todos eles são fortes e pesados.

·   Oldboy (Oldeuboi)
Direção: Chan-wook Park
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2003


Sinopse: 1988. Oh Dae-su é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair, ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha - pequenas asas.

Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV, ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Este filme faz parte da famosa Trilogia da Vingança do diretor coreano Chan-wook Park:
1. Mr. Vingança
2. Oldboy
3. Lady Vingança

Apesar de ser uma trilogia, as histórias dos três filmes não têm ligação uma com a outra; a única coisa que têm em comum, além de alguns atores, é a temática – vingança.

Na minha opinião, é o melhor filme da trilogia. Foi o primeiro filme coreano, e da trilogia, que assisti; talvez por isso seja o meu favorito entre os três. A história dele é muito forte e o final é surpreendente. Todo o desenrolar prende a sua atenção e te faz querer muito saber que fim a história levará e qual a ligação entre os personagens e as situações mostradas.

Os filmes coreanos a que assisti até hoje são meio parados, mas possuem momentos de ação e até de susto, devido à gravidade das situações. Por isso, são pesados. Em Oldboy, é possível perceber a agonia, o descontentamento e desânimo com a vida sentidos por Oh Dae-su naquele quarto, durante 15 longos anos. Ele passa o dia dormindo, comendo comida chinesa, vendo TV e olhando para o teto e para as paredes, sem nada para fazer. O ator que o interpreta, Min-sik Choi, é ótimo, por isso foi escalado para fazer os três filmes da trilogia, interpretando personagens diferentes.

Esse filme é daqueles que você assiste e passa muitos dias pensando sobre ele. É um misto de drama com mistério e uma pitada de terror, além de sadismo do personagem que se vinga de Oh Dae-su. Se você tiver estômago e/ou coração fraco, vai ter pesadelos e, provavelmente, não conseguirá assistir até o final. Mas se você gosta de pensar profundamente e de fortes emoções, você vai adorar este filme.


·   Lady Vingaça (Chinjeolhan Geumjasshi)
Direção: Chan-wook Park
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2005


Sinopse: Aos 19 anos, Lee Geum-Ja é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois, ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas de prisão, encontra Sr. Baek e põe em prática seu minucioso plano.

Outro filme fortíssimo da Trilogia da Vingança. Fico em dúvida se é este o mais forte ou Oldboy. O primeiro da trilogia, Mr. Vingança, achei fraco em relação aos outros dois - testosterona demais pro meu gosto, mas tem seu valor.

O que acho mais interessante neste filme é a mudança de Lee Geum-Já do início ao fim. Ela começa como uma menina ingênua, se transforma em uma mulher astuta e vingativa na prisão e percebe que ainda tem bons sentimentos ao conviver com a filha, que fora levada pelo Sr. Baek para coagi-la a ajudá-lo em seu plano de sequestro do menino de 6 anos. Como nos outros dois, neste filme as ligações entre as personagens e as verdades são reveladas ao longo da história, mostrando cenas antigas e flashes.

Um dos pontos fortes de Lady Vingança, comparando-se aos outros dois filmes, é a beleza: da protagonista, dos cenários e da fotografia. A sutileza deste filme também é especial; muitas entrelinhas pra ler e gestos extremamente sutis para perceber. Mistura drama e suspense, com uma pitada de terror e comédia (sim, comédia. Algumas situações que Lee Geum-Já apronta na prisão são engraçadas). A tão esperada vingança é (muito) brutal e o final é uma gracinha. Você vai passar dias pensando neste filme depois de assisti-lo.

·         V de Vingança (V for Vendetta)
Direção: James McTeigue
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 2006


Sinopse: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond. Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

Acredito que todos já tenham visto este filme, apesar de saber que sempre tem alguém que ainda não viu. Neste caso, a vingaça é política, não somente pessoal, como nos filmes citados acima. V quer justiça e vai até as últimas consequências para tentar consegui-la. Seu sacrifício foi em vão, porque todos sabemos que jamais haverá justiça completa no mundo.

A relação que é desenvolvida entre V e Evey é muito interessante. Vai da desconfiança inicial ao amor, mesmo sem que nunca V tenha lhe mostrado o rosto. V sabe muito bem como envolver as pessoas em seus ideais, tanto que conseguiu envolver Evey de tão maneira que a fez deixar-se raspar a cabeça. Natalie Portman teve bastante destaque neste filme e mostrou todo o seu talento, indo da alegria ao desespero com perfeita interpretação. Uma boa dica para o feriado carioca do Rio+20 e para o final de semana, nos outros Estados.

E vocês, já viram esses filmes? O que acharam?

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resultado da Promoção “Entre Livros e Mais Livros”

Oi, gente!

O resultado da Promoção “Entre Livros e Mais Livros” finalmente saiu! Foram três ganhadoras! Sim, mulheres de novo! Homens, participem mais dos sorteios e das promoções para marcar presença também!

E as felizes ganhadoras foram...


1º Lugar - Letícia Molon



2º Lugar - Amanda P. Gonçalves



3º Lugar - Ana Caroline Zucca



PARABÉNS à Letícia, Amanda e Ana Caroline!

- As três ganhadoras devem enviar seus dados para o e-mail: amanda_paiva@rocketmail.com.

- A primeira ganhadora já deve informar os 3 livros que deseja ganhar. Assim que ela responder, será informado à segunda ganhadora as opções que ela poderá escolher.

- O prazo de enviar o e-mail com os dados é de 72 horas, senão outro sorteio será realizado.

- O envio dos prêmios será feito em até 45 dias pelos blogs participantes.

Vale lembrar que:

Os prêmios são:

- 6 livros (O espião, Garota replay, Para sempre, O caminho para Esplendor, Outono de sonhos e, Devaneios literários)

- 3 e-books (Corações em fase terminal, Diários do Vampiro e, Jogos Vorazes)

- 110 marcadores e 4 livretos

Dispostos da seguinte forma:

1º lugar - 3 livros [à escolha do ganhador] + kit de 100 marcadores e 4 livretos

2º lugar - 2 livros [à escolha do ganhador] + 1 e-book [à escolha do ganhador] + kit de 10 marcadores nacionais [4 autografados]

3º lugar - 1 livro [restante] + 2 e-books [restantes]

Se você não ganhou dessa vez, não desista que vêm mais sorteios por aí!

Beijos a todos!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resultado do Sorteio de Dia dos Namorados

Hi, people!

Dia de anúncio de resultado de sorteio! Para quem passou o Dia dos Namorados sozinha ontem, há uma chance de você ter ganhado um presente. Se você passou o dia de ontem acompanhada, pode ganhar mais 1 presente! Sim, foi uma mulher que ganhou de novo! haha

Desculpem o meu sumiço do blog, mas minha vida está uma loucura devido ao meu projeto final da faculdade que me suga por completo e finalmente foi entregue essa semana! Até sexta, ainda terei prova e trabalho para fazer e entregar, mas a partir da semana que vem estarei mais livre para postar aqui no blog!

E a vencedora foi...


PARABÉNS, Virginia!

Já te enviei um e-mail, que você terá até 72 horas para responder para garantir seus prêmios.

Beijos a todos!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Resultado do Sorteio de 4 anos do Blog!


Oi, gente!

Vim anunciar o resultado do sorteio de aniversário do blog! Mais uma vez, foram duas mulheres que ganharam! Seguiram todas as regras, aproveitaram as chances extras e ganharam super prêmios!

Vamos saber quem foram as ganhadoras:


Parabéns à TriBooks L. e à Adriana! :D

Acabei de enviar um e-mail a cada uma das duas, que terá até 72 horas para respondê-lo. Caso contrário, vou refazer o sorteio.

Se não foi dessa vez que você ganhou, aproveite para participar do sorteio de Dia dos Namorados que está rolando aqui no blog!

Beijos a todos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...